quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Compartilhamento de conhecimento no trabalho: - o impacto das atitudes e da cultura organizacional

Helena Correa Tonet: Compartilhamento de conhecimento no trabalho: - o impacto das atitudes e da cultura organizacional.(18/04/05, Orientadora: Maria das Graças Torres da Paz).

O compartilhamento de conhecimento no trabalho é um tema que vem suscitando interesse tanto no ambiente das organizações e dos negócios como de pesquisadores que buscam identificar e compreender as variáveis que influenciam esse processo. Neste trabalho ele é estudado como uma variável influenciada pelos Estilos de Funcionamento organizacional e pelos Estilos Gerenciais, cujas relações com a variável critério são mediadas pelas Atitudes das pessoas. Estilos de Funcionamento organizacional, é um construto que retrata o perfil cultural da organização, e que se refere a padrões de comportamento estruturados com base nas relações simbólicas que o indivíduo estabelece com sua organização, e que tendem a ser percebidos pela maioria das pessoas que nela estão inseridas. Os Estilos Gerenciais consistem na forma como os gerentes se relacionam com os subordinados ou colaboradores, com as tarefas que executam e com o contexto em que estão inseridos. As Atitudes são predisposições dos indivíduos para manifestarem determinado comportamento. A opção por esse conjunto de variáveis decorreu da intenção de estudar o compartilhamento de conhecimento em função de pelo menos 3 níveis organizacionais: micro, atendido com a pesquisa sobre atitudes; meso, com os Estilos Gerenciais, e macro, com o estudo dos Estilos de Funcionamento. Os instrumentos de medida - escalas - foram preenchidos por uma amostra constituída por 31% dos empregados de duas unidades de trabalho de uma mesma organização e os resultados foram tratados por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados mais percebidos nas duas unidades de trabalho pesquisadas reúnem o estilo Empreendedor de funcionamento organizacional, o estilo gerencial Situacional, a atitude de Abertura ao compartilhamento de conhecimento, e o compartilhamento Irrestrito de conhecimento. Tanto os Estilos de Funcionamento organizacional como os Estilos Gerenciais mostraram ser preditores do compartilhamento de conhecimento no trabalho, sendo que a mediação da variável Atitudes ocorreu em 17 dos 21 eventos de mediação testados. O estudo descrito permite afirmar que o compartilhamento de conhecimento no trabalho é um produto da cultura, e que as ações no sentido de torná-lo mais presente nas organizações devem guardar coerência com o perfil cultural que a caracteriza.

Palavras-chave: Compartilhamento de conhecimento - estilos de funcionamento organizacional - estilos gerenciais - atitudes - cultura organizacional - gestão do conhecimento.

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