quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental

Wilsa Maria Ramos: A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental(28 de setembro de 2005, Orientadora: Silviane Barbato).

O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de compreensão leitora usadas por professores e relacioná-las com as estratégias de ensino em classe. O referencial teórico enfocou os conceitos de compreensão leitora, relações e processos constituintes, destacando as estratégias de processamento ativo do texto que devem ser aplicadas na base textual para a construção da macroestrutura e da representação situacional. Desenvolvemos um modelo de análise capaz de identificar as estratégias que o professor utiliza no processamento textual. Analisamos três tipos de estratégias de compreensão leitora: textuais, de conhecimento prévio e inferência e de automonitoramento. Realizamos três estudos de caso de professoras do ensino fundamental (3a e 4a séries). Na investigação, exploramos as estratégias propriamente ditas do professor leitor, posteriormente, as estratégias de compreensão em sala de aula e, finalmente, relacionamos os dois momentos. Os resultados apontaram que as estratégias usadas pelas professoras divergiram das estratégias usadas em sala de aula. Em classe, houve uma tendência ao uso de estratégias de repetição das proposições, paráfrases sem aporte de conhecimentos e inferências, resultando num processo de ensino por repetição dos conteúdos textuais. No processo de leitura das professoras, utilizaram as estratégias de paráfrase e construção da microestrutura, mas também utilizaram a evocação de conhecimento prévio, contrastando o seu conhecimento com as idéias do texto, as macro-regras e o processo inferencial. Concluímos que, nos casos estudados, a atividade de ensino da compreensão leitora expressa um conjunto de técnicas isoladas e pouco efetivas. O currículo de formação dos professores é um fator critico que explica, em parte, esses resultados, porque não inclui o tema compreensão leitora.

Palavras-chave: leitora; estratégias; formação de professores.

Nenhum comentário: