quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A contribuição da psicologia clínica na compreensão do Burnout: Um estudo com professores

Iône Vasques-Menezes: A contribuição da psicologia clínica na compreensão do Burnout: Um estudo com professores.(20 de maio de 2005, Orientador: Marcelo Tavares).

Esta pesquisa parte da constatação da ausência do sujeito singular nas áreas de atenção à saúde do trabalhador, em particular, na psicologia do trabalho e das organizações. Entrevistamos professores da rede pública do ensino fundamental para o entendimento do processo de sofrimento mental no trabalho, mais especificamente com relação ao sofrimento em Burnout. Percorrendo uma trajetória histórica acerca da saúde do trabalhador, argumentamos que a transformação das doenças do trabalhador em doenças do trabalho aliena o sujeito do seu processo de adoecimento. Apresentamos evidências da ausência do sujeito singular na discussão e literatura sobre a atividade do professor e sobre o Burnout. Apontamos que o distanciamento entre saúde do trabalhador e a prática clínica se traduz, muitas vezes, no acanhamento de uma prática descontextualizada do papel do trabalho no processo de estruturação do individuo e no seu adoecimento. Buscamos, então, o diálogo entre a lógica do trabalho e a lógica clínica priorizando o sujeito, o que possibilita interar aspectos da experiência interior e subjetiva com acontecimentos do seu cotidiano, na conjunção clínica-trabalho. Assim, experiências da realidade contemporânea do sujeito que lhe provocam ansiedade foram analisadas. Adotamos a abordagem psicodinâmica embasada na teoria das relações objetais (TRO) e utilizamos os triângulos do conflito e das relações para análise em profundidades das entrevistas com professores e para a discussão de um modelo clínico que inclui a categoria trabalho como uma das categorias de análise de um sujeito singular em sofrimento pelo trabalho. Pela área da psicologia do trabalho, esta pesquisa se baseou nos conceitos desenvolvidos pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho da UnB. Os estudos de casos apresentados mostram a ampliação da possibilidade de entendimento da dinâmica do sofrimento do trabalhador enquanto sujeito singular nos seus contextos atual e longitudinal e de trabalho na situação de Burnout, assim como pode lançar luz sobre a dinâmica vida-trabalho na determinação do sofrimento psíquico.

Palavras-chave: SAÚDE MENTAL, BURNOUT, saúde do trabalhador.

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