quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CORPO E SENSAÇÃO NA CLÍNICA PSICOSSOMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-CLÍNICA EXPLORATÓRIA DOS PACIENTES PORTADORES DE PSORÍASE

Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil: CORPO E SENSAÇÃO NA CLÍNICA PSICOSSOMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-CLÍNICA EXPLORATÓRIA DOS PACIENTES PORTADORES DE PSORÍASE.(02 de Junho de 2005, Orientador: Francisco Martins).

Este trabalho aborda o corpo e a sensação como mobilizadores de um pensar na clínica dos pacientes com sintomas de psoríase. Propõe-se uma articulação teórica que contribua para a apreensão do que se revela na clínica junto a esses pacientes, como a sensação experimentada no corpo e o que ela convoca da afetividade do sujeito. Partindo do que é sentido e percebido no corpo, o sujeito pode, assim, construir um pensar que lhe permita habitar seu corpo não apenas do modo biológico, mas também como palco da sua "subversão libidinal" (Dejours, 2001). Pretende-se compreender como o corpo erótico é solicitado pelos pacientes com sintomas de psoríase e quais as repercussões desta solicitação sobre sua vida psíquica, uma vez que o corpo doente, atingido em sua superfície envelopante - sua pele - domina o cenário psíquico. Assim, uma leitura psicossomática sobre o adoecimento nos revela um corpo erótico desinvestido e marcado por lacunas preenchidas pela doença, como também a experiência do corpo marcada por um espaço imaginário designado como Eu-pele (Anzieu, 1988). Ao nos debruçarmos sobre esta problemática, destacamos a importância dessa experiência como mobilizadora do pensar, no sentido de um trabalho psíquico. Este pensar emerge na clínica tanto do ponto de vista psíquico - pelas metáforas recorrentes apoiadas no corpo e, particularmente, apoiadas na pele - quanto do ponto de vista da concretude sintomática, a partir de um corpo mobilizado a serviço do "agir expressivo", em busca de significação.

Palavras-chave: Psicossomática, psoríase, corpo, psicanálise.

Nenhum comentário: