quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Resumo da Dissertação de Liania Alves Luzia - Influência da sazonalidade no valor nutricional e perfil lipídico em cinco espécies populares de pescado

Luzia L. A. - Influência da sazonalidade no valor nutricional e perfil lipídico em cinco espécies populares de pescado. São Paulo; 2000. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth AFS TORRES

Objetivos: Os efeitos benéficos do pescado como alimento têm sido amplamente evidenciados. No presente trabalho, objetivou-se avaliar a influência da variação sazonal no valor nutricional e perfil lipídico de cinco espécies populares de pescado: sardinha (Sardinella spp), corvina (Mícropogonías fumieri), tiiápia (Oreochromis spp), curimbatá (Prochílodus spp) e camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyerí). Métodos. As amostras foram constituídas de filés e as análises foram realizadas nas estações verão e inverno, perfazendo um total de quatro lotes em cada estação, sendo que cada lote foi analisado em triplicata. A composição química foi determinada conforme a ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS (AOAC, 1995), a análise dos lipídios totais foi feita pelo método de coluna seca, recomendado por MARMER & MAXWELL (l981)- os ácidos graxos foram determinados por meio de cromatografia gasosa e o colesterol por colorimetria segundo BOHAC et aL (l 988). Para as análises estatísticas utilizou-se o programa ESTAT da UNESP. Resultados. No referente ao perfil nutricional, constatou-se que os maiores teores lipídicos foram encontrados em sardinha analisada no verão, seguida de curimbatá no inverno. Quando analisou-se a umidade no verão, a tilápia, seguida da corvina foram as espécies que apresentaram os maiores teores; já no inverno, o camarão-sete-barbas apresentou teores mais elevados. O curimbatá, analisado no verão, foi a espécie com menores teores de umidade. A sardinha, analisada nas duas estações estudadas, foi a espécie com maior teor protéico. Nas análises de ácidos graxos o principal ácido saturado detectado foi o palmítico (Cl6:0). A maior quantidade de saturados foi detectado na sardinha. No camarão-sete-barbas detectou-se os maiores teores da somatória EPA (eicosapentanóico) e DHA (docosahexaenóico). No referente aos ácidos insaturados constatou-se a presença dos ácidos EPA e DHA em todas as espécies analisadas. Os maiores teores de coiesteroi foram detectados no camarão-sete-barbas no verão e inverno seguido do curimbatá no verão e, os menores teores para esse parâmetro foram detectados na tilápia. Concluiu-se que há influência da estação do ano para alguns dos parâmetros analisados. Considerou-se a sardinha como a espécie mais indicada para elaboração de dieta à base de pescado, devido aos teores lipídico-protéico e aos teores de EPA e DHA.

Descritores: Perfil Nutricional em Pescado. Perfil Lipídico. Pescado. Ácidos Graxos. Colesterol.

Nenhum comentário: