domingo, 29 de junho de 2008

Motor Mancal Magnético com Controle Ótimo Implementado em um DSP

Autor: Wilmar Lacerda Kauss

Mancais Magnéticos e Motores Mancais Magnéticos representam um sistema mecatrônico com crescente uso em aplicações tecnológicas onde são necessárias altas velocidades, grande vácuo, baixas temperaturas, ambientes limpo ou explosivo.

O hardware necessário consiste em partes eletromecânicas, sensores, amplificadores eletrônicos e circuitos microeletrônicos para o controle. Qualquer aumento de desempenho do sistema pode ser realizado utilizando-se o mesmo hardware e alterando o software de controle. Este fato, implica em um pequeno custo zero para uma produção em série destas máquinas. Logo, um esforço de implementar melhores algoritmos de controle, considerando os respectivos tempos de processamentos, é justificável.

Este trabalho apresenta resultados práticos do controle para um Motor Mancal Magnético utilizando-se o Regulador Linear Quadrático (LQR). O protótipo, modelo matemático e a lei de controle acoplada e desacopladas são explicitados. Os tempos computacionais destes algoritmos também serão comparados com um controlador PD.

Orientadores: Afonso Celso Del Nero Gomes
Richard Magdalena Stephan

Programa: Engenharia Elétrica

Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)