quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Envolvimento diferenciado do hipocampo ventral e dorsal na modulação de estados de ansiedade induzidos por agonistas e antagonistas de receptores sero

Sergio Henrique de Souza Alves: Envolvimento diferenciado do hipocampo ventral e dorsal na modulação de estados de ansiedade induzidos por agonistas e antagonistas de receptores serotoninérgicos 5-ht2.(05/04/2005, Orientador: Prof. Dr. Antonio Pedro de Mello Cruz).

O presente estudo investigou os efeitos comportamentais no labirinto em cruz elevado (LCE) da infusão de agonistas e antagonistas de receptores 5-HT2 no hipocampo dorsal (HD) ou ventral (HV) de ratos. No Experimento 1, microinjeções do agonista preferencial 5-HT2C 6-cloro-2[1-piperazinil]pirazina (MK-212 0,1, 0,3 e 1,0 g) no hipocampo ventral reduziram significantemente a exploração dos braços abertos, um perfil comportamental indicativo de atividade ansiogênica nesse modelo animal de ansiedade. Em contraste com os efeitos ansiogênicos observados no hipocampo ventral, nenhuma das doses testadas alterou significantemente as medidas de ansiedade no LCE quando microinjetadas no hipocampo dorsal. Esses resultados sugerem que a ativação dos receptores pós-sinápticos localizados no hipocampo ventral, mas não no dorsal, desempenham papel importante na ansiedade avaliada no LCE. No Experimento 2, microinjeções do antagonista 5-HT2 [2-[3-(4-(4-4[8F]-fluorophenil)-piperazinil)propil]naphto[1,8-cdlisothiazole-1,I-dioxido (RP 62203) (0,75 e 1,5 g) no hipocampo ventral aumentou as porcentagens de entradas e de tempo gasto nos braços abertos sem afetar a atividade locomotora. Microinjeções do RP 62203 no hipocampo ventral também aboliram o espreitar e aumentaram o número de explorações da extremidade dos braços abertos e o tempo gasto na categoria esquadrinhar. Esses padrões comportamentais são indicativos de efeito ansiolítico no LCE. Em conjunto, nossos dados sugerem um envolvimento bidirecional dos receptores 5-HT2 do hipocampo ventral na mediação de estados de ansiedade. As relações de tais resultados com a hipótese serotoninérgica da ansiedade são também discutidas.

Palavras-chave: Ansiedade, Hipocampo, Serotonina, Labirinto em Cruz Elevado.

Nenhum comentário: