quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A Psicologia e a Formação de Professores: reflexões sobre a relação teoria prática em um curso de formação a partir da perspectiva sociocultural const

Mírian Barbosa Tavares Raposo: A Psicologia e a Formação de Professores: reflexões sobre a relação teoria prática em um curso de formação a partir da perspectiva sociocultural construtivista.(25 de Agosto de 2005, Orientadora: Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel).

Esse estudo trata da relação psicologia e educação, especificamente no que se refere à aprendizagem dos conteúdos examinados pela psicologia nos cursos de formação de professores. O estudo baseia-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem sociocultural construtivista. Foram investigados os processos envolvidos na aprendizagem do professor, que o ajudam a transformar os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para organização de seu trabalho pedagógico. Por meio de observação participante, entrevistas semi-estruturadas e gravações em áudio e vídeo, foram identificados os fundamentos teóricos e a organização pedagógica de um curso de graduação de formação pedagógica. O curso era dirigido para professores da rede pública e promovido pela Universidade de Brasília em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Participaram do estudo, coordenadores, tutores-autores, mediadores e cursistas, incluindo os vários níveis de organização do curso, como: estudo e planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os cursistas, pela equipe da universidade; execução desses planejamentos; e aulas dos cursistas nas escolas de ensino fundamental. Essa proposta metodológica tornou possível vivenciar o processo de construção de conhecimentos do cursista, no curso, e a forma que organiza o seu trabalho pedagógico a partir dessa construção, nas séries iniciais. Por meio da análise descritiva dessas informações e da microanálise dos processos de interação que ocorrem entre professores e alunos, foram discutidos o processo de aprendizagem e a co-construção de conhecimento do professor-aprendiz. A análise e discussão foi orientada por três categorias teóricas, quais sejam: o exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Discutiu-se, ainda, sobre a forma como o conhecimento psicológico é analisado pelo professor-aprendiz e como ocorre o desenvolvimento de seus recursos personológicos. Acredita-se, que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.

Palavras-chave: Psicologia e Formação de professor; Relação teoria e prática; Abordagem sociocultural construtivista.

Nenhum comentário: