quinta-feira, 21 de agosto de 2008

PROBLEMATIZAÇÃO: UM CAMINHO DO MEIO A SER PERCORRIDO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Tese de Doutorado)

Data da Defesa: 14 de Setembro de 1993
* Professora da Faculdade de Educação – USP

O objetivo desse trabalho foi ressaltar o binômio inseparável: pensar e agir. Como caminho foi escolhida a problematização. Essa, derivada do binômio pensamento e ação, busca subsidiar uma proposta em Educação Matemática cujo ideal é conferir significado a uma experiência de vida e, ao mesmo tempo, desenvolver o conhecimento matemático. A problematização baseia-se nas perguntas geradoras, no aluno, em processos que levam, por meio da teorização à modelos matemáticos. A partir do estudo da problematização, o presente trabalho orienta-se com dupla finalidade: primeiro, conduzir ao reconhecimento de que perguntar é fundamental para alcançar a aprendizagem e, em segundo lugar, submeter à crítica os métodos ativos comumente adotados em Educação Matemática.

Este trabalho foi desenvolvido através de financiamento da CAPES, quando a autora era aluna do Programa de Doutorado em Educação (1989 - 1993) na área de concentração em Psicologia Educacional, sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Regina F. de Brito.

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